Pesquisar este blog

Impecabilidade - Castaneda


" Você me ensinou, Don Juan, mais do que qualquer outra pessoa em minha vida inteira- protestei.
Ele me respondeu:

-Ensinei-lhe todos os tipos de coisa para prender sua atenção. Você irá jurar, entretanto, que esse ensinamento foi a parte importante. Há muito pouco valor na instrução. Os xamãs toltecas afirmam que mover o ponto de aglutinação é tudo que importa, e esse movimento, como você bem sabe, depende de acúmulo de energia e não de instrução. Por isso, em tudo e por tudo, no final, o que conta é a Impecabilidade."
.
.
"Os guerreiros devem ser impecáveis em seus esforços para mudar, afim de assustar a forma humana e expulsá-la.

Depois de anos de impecabilidade, chega um momento em que a forma humana não pode suportar mais e parte. Quer dizer que chega um momento em que os campos de energia distorcidos por uma vida inteira de maus hábitos são endireitados. O guerreiro é profundamente afetado e pode até morrer por causa dessa arrumação nos campos de energia, mas um guerreiro impecável sempre sobrevive. "
.
.
" Não é que, à medida que o tempo passa, o guerreiro aprenda xamanismo; antes, o que ele aprende enquanto o tempo passa é economizar energia. Esta energia acumulada, que nada mais é do que impecabilidade, vai capacitá-lo a manipular alguns campos de energia que são inacessíveis a ele. Xamanismo é um estado de consciência: a capacidade de usar campos de energia que não são empregados normalmente, para perceber o mundo cotidiano que conhecemos."
.
.
"- Estive tentando viver de acordo com suas sugestões Don Juan - disse eu.- Posso não ser o melhor, mas sou o melhor de mim mesmo. Isso é ser impecável ?
Ele me respondeu:
- Não. Tem de fazer mais que isso. Você tem de se esforçar ao máximo, o tempo todo.
- Mas isso é loucura, Don Juan. Ninguém o consegue.
- Há muita coisa que você faz agora que lhe teria parecido loucura há dez anos, quando me conheceu. Essas coisas não mudaram, mas sua concepção de si mesmo mudou; o que antes era impossível é hoje inteiramente possível, e talvez o seu sucesso total em se modificar seja apenas questão de tempo. Nesse assunto, o único caminho aberto à um guerreiro é agir persistentemente e sem reservas. Você já sabe o suficiente sobre o procedimento do guerreiro para agir de acordo, mas seus velhos hábitos e rotinas o atrapalham."
.
.
"Um homem, qualquer homem, merece tudo que está destinado ao homem- alegria, dor, tristeza e luta.
A natureza de seus atos não tem importância, enquanto ele agir como um guerreiro. Se seu espírito está distorcido, ele deve simplesmente endireitá-lo, purificá-lo, torná-lo perfeito, pois não há nenhum outro trabalho, em toda a nossa vida, que valha mais a pena. Não endireitar o espírito é procurar a morte, e isso é o mesmo que não procurar nada, pois a morte nos apanhará, de qualquer maneira. Buscar a perfeição do espírito do guerreiro é a única tarefa digna de nosso tempo limitado e de nossa virilidade."
.
.
"Para um guerreiro, o Grande Espírito é abstrato só porque ele o conhece sem palavras ou mesmo pensamentos. É abstrato porque ele não pode conceber o que o Espírito é.
Contudo, mesmo sem a menor possibilidade ou desejo de entendê-lo, o guerreiro o maneja. Reconhece o Grande Espírito, acena para ele, cativa-o, familiariza-se com ele, e o expressa em seus atos."
.
.
"Os guerreiros elaboram listas estratégicas. Anotam tudo o que fazem. Depois decidem quais dessas coisas podem ser mudadas de modo a permitir que poupem parte da energia que despendem. Essa lista estratégica cobre apenas padrões de comportamento que não são essenciais à nossa sobrevivência e bem-estar. Uma das principais preocupações dos guerreiros é libertar essa energia para poder encarar o desconhecido com ela. 
A ação de recanalizar a energia é a impecabilidade."
.
.
"A impecabilidade, como afirmei tantas vezes, não é moralidade. Apenas se parece à moralidade. A impecabilidade é simplesmente o melhor uso de nosso nível de energia. Claro que exige frugalidade, simplicidade, inocência; e, acima de tudo, exige falta de auto-reflexo."
.
.
"A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia. As minhas afirmações não têm um pingo de moralidade. Economizei energia, e isso me torna impecável. 
Para compreender isso, você mesmo tem de economizar energia suficiente."
.
.
"Tudo isso faz a impecabilidade soar como um manual de vida monástica, mas não é. Segundo os feiticeiros, para comandar o Espírito, ou seja, comandar o movimento do ponto de aglutinação, o indivíduo necessita de energia. 
A única coisa que armazena energia para nós é nossa impecabilidade."
.
.
"A impecabilidade é fazer o máximo em tudo que você empreender. A chave para todos esses assuntos de impecabilidade é o sentido de não ter tempo. Via de regra, quando você sente e age como um ser imortal que tem todo o tempo do mundo, você não é impecável; nessas ocasiões, você deveria virar-se, olhar em volta e aí compreender que sua impressão de ter tempo é uma idiotice.
Não há sobreviventes em tal mundo!"
.
.
"Não importa o que os outros façam ou digam. 
Você por si tem de ser um homem impecável. 
A luta trava-se bem aqui no peito. É preciso todo o tempo e toda a energia que tivermos para vencer a idiotice dentro de nós. E é isso o que importa. O resto não tem importância. 
Ser um guerreiro impecável lhe dará vigor, juventude e poder."
.
.
.
* Fonte: Livros de C. Castaneda