- śrī: senhor ou senhora (indicativo de respeito), literalmente ‘fortuna’ ou ‘afortunado’.
- śrīmatī: ‘senhora’, literalmente ‘que possui fortuna’
- rādhā: ‘adoradora [de Krishna]’ (a palavra adorar vem da mesma raiz indoeuropéia que o termo sânscrito rādh)
- rānī: ‘rainha’, femenino de rāja ou rash: ‘rei’)
O glorioso nascimento de srimati radharani ocorreu no oitavo dia da lua nova no mês de bhadra, e ainda que geralmente a lua não apareça cheia nessa data, quando Sri Radhe veio a este mundo a lua brilhava no céu.
Entre todas as belas gopis Srimati Radharani é a melhor. Ela parece ter quinze anos e está cheia do viscor da juventude. É a rainha de vrindavana. Ela tem amigas como Lalita e Visaka. Sri Krsna é o vaqueirinho mais queirido de Vrindavana. O amor que Radha sente por krsna é tão forte que para ela Krsna é milhões e milhões de vezes mais querido que seu próprio ar vital.
Se explica que Sri Caitanya Mahaprabhu é a combinação de Sri Krishna e de Srimati Radharani: por isso se declara: Sri-krsna-caitanya, radha-krsna-nahe anya - "Duas personalidades _ Srimati Radharani e Sri Krsna estão combinadas na encarnação de Sri Caitanya Mahaprabhu".
(CC.Madhya 5.142-143pag).
No Brhad-gantamiyatantra aparece : Sri Radha é conhecida como Devi, Krsnamayi, em quem toda Laksmi reside. Sua beleza e encanto desafiam e vencem todas as outras gopis.
Em um suplemento ao Rg-Veda encontramos: Entre todas as pessoas, Radhika e Madhava juntas são as mais encaatadoras.
Quem é Srimati Radharani?
Sua Divina Graça
Srila Bhaktisiddhanta
Saraswati Thakur Prabhupada
Sri Radha é a consorte eterna e também a Jóia principal entre as amadas de Sri Krsna. Ninguém é tão próxima e querida por Ele do que Sri Radha. Ela não é de nenhuma maneira inferior a Ele.
O própio senhor Krsna aceita duas formas, uma como o desfrutador e outra como o desfrutado. Dessa maneira ele saboreia e desfruta de seus passatempos transcendentais.
Radha e Krsna são um e o mesmo, mas eles se manifestaram em dois corpos. Portanto, eles desfrutam um do outro, saboreando as doçuras do amor.
Se e a beleza de Sri Radhika no fosse tão magnânima como a de Krsna, que se impressiona com a beleza e fica extasiado – então ela não poderia ser capaz de atrair Krsna, que é o mais encantador de todos.
Por essa razão ela é conhecida como Madan-Mohan-Mohini (aquela que conquista o conquistador do cupido, Krsna). Sri Krsna é a lua e Sri Radhe é sua refulgência.
Ela é também a origem de todas as energias de Krsna. Os servidores não possuem suficientes palavras para descrever seu adorável senhor, mas o senhor pode descrever a verdade sobre os servidores.
É por esse motivo que somente Krsna é capaz de revelar as glórias de Sri Radhika.
Outras personalidades que podem revelar a ciência de Sri Radha é o Mestre Espiritual que serve diretamente a Krsna e a filha de Vrishabhanu, que é um devoto íntimo de Sri Gourasundar.
O Senhor Krsna é o revervatório de todo prazer transcendental e a origem de toda beleza e qualidades transcendentais. É o refúgio de toda opulência, heoroísmo e conhecimento.
É impossível descrever a grandeza daquela é que o único refúgio de Sri Krsna e que é capaz de encantar o mais encantador: Sri Krsna. Por sua opulência e doçura, o mundo inteiro se encontra embelezado.
Por isso para Radhastami, no próximo dia 22, receberemos a primavera com 108 arranjos florais como forma de glorificar a beleza e frescor de Sri Radhe, a própria devoção.
Tragam suas oferendas!!