Para os xamãs toltecas o centro de nossa vontade se localiza na altura do nosso umbigo, exatamente no meio do corpo, e desse centro emanam filamentos luminosos de energia que se ligam a tudo o mais no universo.
Só que essa conexão esta praticamente morta no homem moderno, principalmente devido a nossa domesticação e aceitação sem questionamentos dos valores e hábitos que a matrix impõe. "Eles" fincaram nosso ponto de aglutinação num lugar de escravidão.
Um dos aspectos mais dramáticos da assimilação dessa descrição de "realidade" que nos foi imposta e condicionada, é que temos nossa vontade assassinada, ou no mínimo, adormecida de forma proposital. Isso acontece por causa dos efeitos nefastos da matrix sobre nós, como um alto grau de autopiedade e autoindulgência, apego, sedentarismo, preguiça, imediatismo, um diálogo interno autodestrutivo e repetitivo.
Quando decidimos ingressar na rota da impecabilidade, e conseguimos ser constantes, mantendo isso por tempo suficiente, entramos numa disposição que os xamãs chamam de intento inflexível, que seria como uma força de vontade ferrenha, uma intenção feroz que se prolonga e se torna a força mestra na vida do guerreiro.
É sua energia, propósito e sobriedade aumentando.
Esse intento inflexível do guerreiro, sua impecabilidade constante e sua consequente energia aumentada vão limpando seu elo de conexão com o Espírito, e fazem com que seu centro de vontade volte a funcionar. É como se a vontade do guerreiro, depois de ser ressuscitada, testada e continuada, se tornasse uma unidade funcional e pragmática em sua vida.
O guerreiro, através de sua vontade, pode interferir na realidade ao seu redor.
A premissa é que a vontade , uma força que sai do meio do corpo do guerreiro, como se fossem tentáculos de energia, está ligada a tudo o mais no cosmo, através do intento; e manipulando sua vontade através da sua energia aumentada, o guerreiro consegue interceder em tudo e em todos.
Nesse ponto, a vontade se torna uma chave-mestra, que pode ser aplicada em qualquer aspecto da sua vida.
Através de sua vontade viva e fortalecida, o guerreiro pode fazer coisas extraordinárias que antes lhe eram impossíveis, pois maximizou seu poder pessoal.
A sua vontade o conectou de novo ao Infinito.