Pesquisar este blog

OS DOIS CICLOS DA RECAPITULAÇÃO


" Depois de um bom tempo recapitulando com listas, Dom Juan me deu outro padrão de recapitulação. Eu deveria construir um quebra-cabeça recapitulando, sem qualquer ordem, diferentes fatos de minha vida.

- Mas vai ser uma confusão-protestei.

- Não, não vai- ele assegurou.- Será uma confusão se você deixar suas mesquinharias escolherem os eventos a serem recapitulados. Em vez disso, deixe o Espírito decidir. Silencie, e em seguida vá até o evento que o Espírito escolher.

Os resultados desse padrão de recapitulação foram chocantes em muitos níveis. Achei impressionante descobrir que, toda vez que silenciava meus pensamentos, uma força que parecia independente lançava-me de imediato numa lembrança detalhada de algum evento de minha vida. Mas foi ainda mais impressionante descobrir que daquilo resultava uma configuração bastante ordenada. O que imaginei que seria caótico acabou mostrando-se extremamente eficaz.

Perguntei a Dom Juan por que ele não me fizera recapitular daquele jeito desde o início. Ele respondeu que existem dois ciclos básicos para a recapitulação: o primeiro era chamado de formalidade e rigidez, e o segundo fluidez.

Eu não tinha a menor ideia de como minha recapitulação seria diferente. Esse novo padrão permitiu-me examinar minha vida numa profundidade que nunca imaginaria possível. No final, precisei concordar com Dom Juan: eu tinha uma imensidão de emoções escondidas tão profundamente a ponto de se tornarem virtualmente inacessíveis."
A arte do "Sonhar"