Pesquisar este blog

O que significa Ser?

Eu me pergunto se estou olhando através do para-brisa da minha cabeça enquanto desempenho as tarefas do meu dia — tomando o café da manhã, falando no telefone, digitando no teclado — ou a minha mente está vagando em outro lugar enquanto meu barco viaja no piloto automático?
O piloto automático é suficiente para navegar através de um dia sem rumo. As consequências de “não-ser” só se tornam evidentes quando eu defino uma meta. Com este fim, é necessário colocar uma mão no volante do meu centro intelectual, outra mão sobre o câmbio do meu centro motor-instintivo e um pé no pedal do acelerador do meu centro emocional. Para manter o objetivo é necessário manobrar a minha máquina habilmente; é necessário Ser.
É necessário conhecer intimamente a embarcação que estou dirigindo – meus centros inferiores, meus hábitos de consideração interna, a identificação e as emoções negativas. É necessário saber como atrelar essas funções ao meu objetivo, ou limitá-las para que elas não me desviem. Para Ser, um sistema abrangente de autoconhecimento deve se desenvolver como uma pirâmide que se expande para baixo e, ao mesmo tempo, uma grande meta deve pairar no topo como em uma pirâmide que se expande para cima. Devo ser empurrado por baixo e puxado de cima, impulsionado pela necessidade de otimizar a minha máquina e atraído pela necessidade de transcendê-la completamente. Para Ser — para olhar através do para-brisa da minha cabeça enquanto eu dirijo através das tarefas do meu dia — estas duas pirâmides devem convergir em um único ponto, nesta respiração do presente, em um estado chamado eu sou.
Quando você se pega navegando no piloto automático? E qual objetivo você pode definir que irá forçá-lo a Ser?
fonte: https://beperiod.com/pt/posts/o-que-significa-ser/