Pesquisar este blog

Prestando atenção durante a refeição

Os monges estavam de pé em posição de atenção. O Abade apareceu, benzeu-se na soleira da porta e entrou. Ele foi levado por uma comitiva para a mesa mais distante do salão, e se sentou. O grupo se sentou em seguida. Um sino tocou e os nossos vizinhos avançaram nas suas comidas. Em um instante, o salão se encheu com o ruído de centenas de facas e garfos de uma comilança em frenesi. Apenas os dois hóspedes vestidos com roupas não-ortodoxas, meu amigo e eu, olhamos um ao outro em confusão. Estávamos realmente no Monte Athos?
A voz de um monge em pé junto à mesa do Abade que estava lendo em voz alta em grego lutava para ser ouvida apesar do barulho. "A Filocalia", disse meu amigo percebendo minha curiosidade. Ele levou mais alguns momentos para entender o seu significado e acrescentou com constrangimento, "são passagens sobre a necessidade de prestar atenção durante a refeição".
Prestar atenção a quê? Nossos vizinhos não prestavam atenção nem ao seu próprio jantar, nem a seus hóspedes perplexos. Nós começamos a comer num ritmo na metade do tempo deles, chocados com o contraste entre a disciplina monástica associada a este lugar e a realidade de seus habitantes desatentos. O meu amigo e eu havíamos feito esforços consideráveis ​​para vir aqui. Nós tínhamos inadvertidamente criado expectativas. Agora a nossa expectativa estava se transformando em julgamento. Eu vim até aqui para julgar? Se a lição não estava na disciplina monástica, então ela deveria estar em outro lugar.
Eu coloquei meus talheres na mesa e olhei em volta. O Mosteiro do Grande Lavra foi o primeiro construído no Monte Athos mil anos atrás. Este salão de jantar tinha sido habitado por gerações de monges. Seria ingenuidade da minha parte esperar que todos tivessem o mesmo nível de compreensão e comprometimento. No decurso de mil anos, alguns podem muito bem ter ouvido as passagens de Filocalia e ter aderido a elas, mesmo que nenhum pareça estar fazendo isso agora. Qual seria o significado de prestar atenção durante a refeição para os fundadores? O que significou para as pessoas que construíram esta sala de jantar?
Meu olhar pousou em um afresco que dominava a sala de cima da mesa do Abade. Jesus e os doze discípulos sentados na Última Ceia. Esta ceia, também, foi tumultuada; Jesus tinha acabado de dizer a seus discípulos que um deles iria traí-lo. Enfurecidos, eles se declaram não culpados e olham desconfiados para o seu vizinho. No meio da confusão, Judas alcança o prato de Jesus, condenando a si mesmo.
"Por que vocês têm a Última Ceia acima de vocês?", perguntei ao monge ao meu lado, interrompendo seu frenesi.
Com a boca cheia e sem uma pausa, ele respondeu num Inglês mal falado, "Como eles, nós."

Um ensinamento pode instruir, mas não pode fazer esforços por nós. A aplicação é nossa responsabilidade. Muita instrução com pouca aplicação nos mantêm no mesmo lugar. Envoltos pelo andaime do conhecimento, nossos músculos se atrofiam. Esta foi a minha lição de Athos: as altas muralhas enfraqueceram o mosteiro, os antigos rituais enfraqueceram seus monges. Os fundadores, que cunharam as passagens sobre como prestar atenção durante a refeição, tinham visto algo negligenciado por seus contemporâneos. Eles não podiam ter visto pelos recém-chegados o que os recém-chegados teriam de ver por si mesmos.
Da mesma forma, vamos antecipar o próximo tutorial sobre “Exercícios Durante as Refeições” criando um exercício preparatório. Vá a um café. Peça uma bebida e observe os outros comendo. Categoricamente descarte o seu julgamento. Observe os outros como se estivesse estudando a si mesmo. Com base no que você vê, quais exercícios você aplicaria para manter a consciência durante a refeição?
fonte: https://beperiod.com/pt/posts/prestando-atencao-durante-a-refeicao/