Pesquisar este blog

A gentileza do guerreiro


Ser gentil está diretamente ligado a ser encantador, magnético. E isto, em um mundo governado pela aspereza do comportamento humano, faz toda a diferença na lida com nossos semelhantes.

As pessoas estão profundamente carentes de gestos agradáveis, e valorizam demais isso na matrix.
Eu trabalho com a gentileza basicamente no aspecto da educação e atenção. Nada muito complexo nem difícil, porém, altamente estratégico. E estruturo, ou ancoro minha gentileza, em alguns pontos chaves que procuro estar sempre atento para caprichar:

- Seja educado. Cumpra os requisitos das boas maneiras básicas, aquelas que seus pais lhe ensinaram, como dar bom dia, boa noite, dizer obrigado, deixar os idosos sentarem, lavar sua louça na casa dos outros, cumprimentar as pessoas qdo chega em um lugar, limpar sua bagunça onde estiver, etc.

- Saiba ouvir as pessoas. Seja um bom ouvinte. Preste atenção ao que elas estão lhe dizendo, sempre olhando nos seus olhos. Hoje em dia as pessoas só querem falar de si, e quando encontram alguém que ouve mais do que fala, isso é quase um prêmio. Vc sempre deve mais ouvir do que falar em uma conversa, a não ser que vc tenha uma outra estratégia previamente estabelecida para aquela situação que exija que vc seja mais ativo.

- Seja prestativo, pró-ativo, quando o assunto for a necessidade dos outros. Esteja sempre pronto, dentro das suas possibilidades e estratégia, a ajudar as pessoas. Quando alguem faz um gesto por vc, sem pedir nada em troca, vc nunca esquece.

- No geral, nunca se altere ou aumente seu tom de voz em hipótese alguma. É preciso cultivar uma imagem de sobriedade e calma perante a matrix, pois isso sedimenta uma confiança das pessoas em vc. Passa credibilidade. Obviamente em alguns momentos vc precisa se impor, mas mesmo assim, pondere se realmente é necessário subir seu tom de voz, e se for preciso mesmo, deve ser um ato sóbrio e estratégico, sem afetações ou levado por algo pessoal.

- Tenha o hábito de se lembrar dos nomes e das situações que as pessoas lhe contam ou falam. Isso demonstra que ouviu com atenção o que ela disse há um tempo atrás e se importa com ela.

- Não confunda ser gentil com ser tolo. Eventualmente diga "não" solenemente à algumas coisas, para causar um choque nas pessoas. Evite atos desnecessários de romantismo exagerado ou gentilezas fora de propósito. Faz parte da arte do espreitador acertar a mão nas suas práticas. Água demais mata a planta. Não polarize nem no desapego frio e nem no apego sufocante. Sinta os momentos e vá dosando sua gentileza com sua indiferença, numa proporção de 80/20 mais ou menos.

- Seja gentil, mas não esqueça sua implacabilidade em casa. Elas devem andar sempre juntas. Uma a mostra, e outra escondida.

Juan tuma: https://www.facebook.com/genaro.flores.54540?fref=gs&__tn__=%2CdC-R-R&eid=ARBBTLUV6R9qZfjsEONwjXtCiaTiVKR59uVwqxp1NufraFTfrcRiS4oAhERijN7AIzcD0JCHFdv4QnDl&hc_ref=ARTevyxCLZsh8ELt3h6Drzl4qBIatdFccZEatan1NCwK2ca7FfMCiS27ior_g7iXHk0&dti=1066400053502591&hc_location=group