Pesquisar este blog

50 Lições de amor - Lição 44 NUVENS PASSAGEIRAS




Toda relação amorosa é um sonho feito de dramas, paixões, conflitos e encantamento. Atrás desse sonho, no entanto, encontra-se você, amplo, independente e pleno de possibilidades. As nuvens são o sonho, você é o céu. Elas passarão, você não.

O passar do tempo tem efeitos curiosos sobre o vaivém de nossas relações amorosas. 

Alguns acontecimentos ficam tão distantes que parecem nunca ter existido; outros que nos fizeram chorar, hoje nos fazem rir; o que parecia sério perdeu a importância. Com essa modificação em nossas maneiras de ver e sentir o passado, o tempo impiedoso deseja mostrar-nos que os acontecimentos são tão passageiros e instáveis quanto desenhos formados pelas nuvens no céu, e a realidade das coisas é muito precária. 

Não percebemos isso porque estamos envolvidos nos acontecimentos – e porque estes nos atingem duramente. Porém, podemos nos dar conta dessa realidade quando compreendemos que existe alguém atrás dessas nuvens passageiras. Esse alguém – que pode ser chamado de "aquele que experimenta" ou "o olho que vê" – corresponde ao céu e permanece imperturbável apesar da dança das nuvens. Envolvidos com o movimento das nuvens, esquecemos que somos o céu.


Quando lembramos que somos céu, não tememos as nuvens ameaçadoras.

Prática
Deite-se ao ar livre e contemple o céu. Se o dia estiver bonito, olhe as nuvens e depois o céu límpido. Repita isso várias vezes. Se o dia estiver nublado, lembre-se de que por trás das nuvens o céu está azul.