Pesquisar este blog

A paciência do guerreiro


Antes eu confundia paciência com procrastinação.
Sabia o que queria, mas ficava esperando acontecer. Achava que seu tivesse paciência, ou pelo menos o que eu achava que era paciência, a hora certa ia chegar e tudo ia ficar bem. Era questão de tempo e saber esperar, afinal eu era um bom rapaz.

Depois de esperar muito, só então percebi que eu não estava tendo paciência, estava procrastinando. Me isentava da responsabilidade de interferir na minha realidade e me esforçar para mudar alguma coisa. Esperava que a providência divina reconhecesse minhas boas intenções e me recompensasse. Era uma espera ansiosa e nervosa, cheia de diálogos internos e expectativas irreais.

Descobri que isso não é ter paciência. Pelo menos, não a paciência do guerreiro.
A paciência do guerreiro é aquela espera de consciência tranquila. Ocorre quando o guerreiro fortalece sua impecabilidade e corre atrás das suas coisas. Quando ele dá o seu melhor e coloca seu empenho nas situações que se propôs a participar. Quando ele coloca seu intento naquele projeto e faz o possível para tudo dar certo. Mesmo que ele não tenha certeza para onde está indo.
Um guerreiro sabe que muitas vezes nada muda de repente.

Não tem pressa. Sabe que está esperando e o que está esperando. E enquanto isso se maravilha com o mundo.
E num determinado momento, ele já faz tudo pela própria impecabilidade em si, só pelo prazer de dar o seu melhor. Mira o objetivo, mas sem olhá-lo tanto no seu dia a dia. Será capaz de esperar a vida toda nesse estado de espírito.
Enquanto espera, como está de consciência tranquila por estar fazendo o seu melhor, chega ao silêncio interior.
No silêncio interior, enquanto espera, pode curtir sua jornada e todos os seus desafios. E continua caminhando...
E, enquanto caminha sem expectativas, de forma impecável, coisas acontecem.
De repente, aquele objetivo pode até chegar. Ou não. Já não importa.

Ele começa a entender que o importante não é o objetivo final, e sim, o caminho percorrido e tudo que encontrou e aconteceu nesse caminho.

Nesses termos a espera não é uma espera, é uma jornada.
Essa é a paciência do guerreiro.